Em nossa sociedade, infelizmente, a violência se manifesta de diversas formas, impactando a vida de muitas pessoas e famílias. Sensível a essa realidade, a Prefeitura oferece um local essencial de amparo e proteção: o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Nesse espaço seguro e acolhedor, indivíduos e famílias que tiveram seus direitos violados encontram o apoio necessário para superar momentos difíceis. A equipe especializada oferece orientação, suporte e proteção, buscando sempre restaurar a dignidade e a autonomia de cada pessoa.
É no Creas que as vítimas de diferentes tipos de violência encontram um refúgio e a chance de recomeçar.
Entre os traumas sofridos, destacam-se as violências psicológicas e físicas, a negligência, o abandono, o trabalho infantil, o abuso sexual, o tráfico de pessoas, a lesão financeira e/ou patrimonial e a discriminação por orientação sexual, raça e/ou etnia.
Segundo o diretor de Média Complexidade da Assistência Social, Ivan Alexandrino, o Creas desempenha um papel fundamental dentro do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e as pessoas que chegam para atendimento foram direcionadas por uma das unidades da rede socioassistencial, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), o Conselho Tutelar ou até mesmo por via judicial ou Ministério Público.
“Também recebemos situações que chamamos de espontâneas. Nesses casos, verificamos se o trabalho a ser feito será pelo Creas ou pelo Cras, que é um local que abrange um maior número de atendimentos”, explicou.
Hoje, os Creas de Contagem possuem 673 casos ativos, alcançando cerca de 2.500 pessoas mensalmente.
Além de orientar e encaminhar os cidadãos para serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, o Creas também oferece informações, orientação jurídica, apoio à família e ao acesso à documentação pessoal, além de estímulo à mobilização comunitária e controle social.
Entre os serviços ofertados, destacam-se o de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias (Pedif).
“A atuação do Creas é essencial para assegurar a dignidade, os direitos e o acesso dos atendidos a demais serviços da rede socioassistencial, visando a superação das situações de violação, bem como sua reincidência”, destacou Ivan Alexandrino.
Conheça os serviços oferecidos nos Creas:
Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) - MSE - destinado a adolescentes de 12 a 18 anos incompletos, ou jovens de 18 a 21 anos, em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade. Cerca de 283 jovens foram acompanhados nos últimos três anos.
Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias (Pedif) - presta atendimento às pessoas com deficiência e/ou idosas com algum grau de dependência e que tiveram suas limitações agravadas pela situação de violação vivenciada. Aproximadamente 3.158 idosos foram acompanhados pelos serviços especializados da cidade.
Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) - promove a orientação e o acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Cerca de 2.975 famílias e/ou indivíduos foram acompanhados desde janeiro de 2021.
Veja, abaixo, os Creas localizados em Contagem:
Endereço: av. José Faria da Rocha, 4687 - Eldorado
Telefones: 3352-5421 / 3352-5687 / 3352-5684
Responsável: Ana Paula Santos Gonçalves
Endereço: rua Magnólia, 100 - Arvoredo
Telefones: 3913-8018 / 3361-4440 / 3361-4145
Responsável: Mariana Batista Andrade Costa
Endereço: rua Benjamin Constant de Oliveira, 77 - Fonte Grande
Telefones: 3615-0532 / 3615-0533 / 3615-0534
Responsável: Tatyanna Dias Almeida
Endereço: av. Retiro dos Imigrantes, 680 - Retiro
Telefones: 3913-2192 / 3392-2830 / 3392-2772
Responsável: Danielle Pereira Martins Alves Silva